Perfil Corporativo e Histórico

A Companhia é uma das principais empresas focadas em terceirização de frotas para clientes corporativos no Brasil, no qual detém 6,5% de participação de mercado, segundo os dados do anuário da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis ("ABLA") 2016 referente ao ano de 2015. Alcançamos a segunda posição em número de veículos no segmento de terceirização de frotas, com 31.184 veículos em 31 de dezembro de 2015.

Nossos serviços de terceirização de frotas abrangem, primordialmente, o dimensionamento da frota, o licenciamento dos veículos, a manutenção preventiva e corretiva, a substituição de veículos avariados e a assistência emergencial. O principal benefício para nossos clientes advindo da terceirização de frota consiste na redução de custos, particularmente quanto a aquisição, renovação, gestão, manutenção e desinvestimento (venda) em frota, permitindo ao cliente manter o foco exclusivo na sua atividade principal. Nossos contratos com clientes são customizados para atender as especificações e necessidades de seus negócios, com atendimento ao cliente descentralizado.

Nossa atividade de terceirização de frotas consiste no aluguel de veículos novos para clientes corporativos por meio de contratos de 2-3 anos, com média de aproximadamente 32 meses em 31 de dezembro de 2015. No mesmo ano, o relacionamento médio com nossos clientes atingiu 48 meses, e a taxa de renovação dos contratos de clientes-alvo foi de 90%, demonstrações da forte fidelização da nossa base de cliente. Nossos clientes corporativos compreendem mais de 350 pequenas, médias e grandes empresas, atuantes nos diversos setores da economia.

Possuímos ampla atuação geográfica, com presença em 16 cidades brasileiras, localizadas em 13 Estados (Amazonas, Pará, Ceará, Pernambuco, Bahia, Mato Grosso, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) e no Distrito Federal. Tais localidades representam 95% do mercado potencial para terceirização de frotas no Brasil conforme os dados mais recentes da ABLA, divulgados no Anuário Brasileiro do Setor de Locação de Veículos 2016. Nossa rede de atendimento é composta por um escritório central localizado em Belo Horizonte, 3 unidades operacionais, 13 escritórios operacionais e 16 revendas de Seminovos.

Nossos negócios de locação de frotas não apresentam flutuações relevantes ao longo do ano e pode ser considerada como acíclica, visto que observamos uma tendência de terceirização de frota mesmo em períodos de crise. As receitas oriundas dos negócios de locação de frotas são também relativamente previsíveis, uma vez que os contratos de terceirização de frotas com nossos clientes são firmados com prazos de 12 a 60 meses, sendo que em 31 de dezembro de 2015, nossos contratos possuíam um prazo médio de 32 meses e prazo restante de vigência de 18 meses.

A negociação dos termos de contrato é feita individualmente com cada cliente, e os valores são reajustados anualmente conforme a variação da inflação (IPCA ou IGP-M). Nossos contratos prevêem a aplicação de multa em caso de rescisão antecipada, que pode chegar a até 50% do valor residual do contrato, de modo a mitigar o risco na relação investimento/retorno para a Companhia.

Em 31 de dezembro de 2015 e 2014, nossa frota era composta por 31.184 e 30.424 veículos, respectivamente, e idades médias da frota operacional de 15,8 e 17,9 meses, que estava distribuída da seguinte forma:

Fonte: Companhia de Locação das Americas.

Acreditamos que não somos dependentes de nenhuma montadora específica, tendo em vista que no segmento de terceirização de frotas, normalmente, a composição da frota é determinada pela categoria dos veículos, e não por marcas e modelos específicos. Na mesma data, nossa frota era composta pelas seguintes marcas:

Fonte: Companhia de Locação das Americas.

Em 31 de dezembro de 2015, possuíamos em nossa frota mais de 300 modelos de veículos em locação a nossos clientes, customizados de acordo com seus interesses em diferentes cores e com diversos opcionais e acessórios.

Como consequência de nossas atividades de locação de veículos, e de modo a financiar a renovação de nossa frota, efetuamos a venda dos veículos seminovos desmobilizados das frotas terceirizadas de nossos clientes, tanto no caso de término quanto no de renovação contratual. O processo de preparação para a venda dura aproximadamente 20 dias, após o qual o veículo é transportado para uma de nossas dezesseis lojas próprias destinadas à venda de veículos seminovos, ambos no segmento de atacado (venda para revendedores e concessionárias) e no varejo (venda direta ao consumidor final).

Nossa História

Iniciamos nossas atividades em 1993, por meio da Locarvel, fundada por nosso acionista controlador, Luis Fernando Porto, juntamente com quatro outros sócios, na região Sudeste, no Estado de Minas Gerais, com apenas 16 veículos, com uma atuação regional e atendendo clientes de pequeno e médio portes. Em 1997, possuíamos 100 veículos e adquirimos a carteira de clientes de uma locadora regional, aumentando a nossa frota para 200 veículos. No mesmo ano, o acionista Sérgio Resende ingressou no capital social da Locarvel com a aquisição de quotas pertencentes aos demais sócios fundadores.

No período de 2000 a 2007, com a finalidade de aproveitar oportunidades de crescimento no setor, iniciamos um processo de expansão nacional, por meio de crescimento orgânico e aquisição de pequenas e médias empresas e de carteiras de clientes corporativos, com a abertura de filiais nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Vitória, Fortaleza, Cuiabá e Porto Alegre. Em 2007, passamos a atuar também em Brasília, com a aquisição de uma locadora local com frota de 500 veículos.

Ainda em 2007, com o objetivo de aproveitar as oportunidades de crescimento de mercado iniciamos tratativas no intuito de alienar uma participação na Companhia para um investidor estratégico. Para viabilizar essa alienação, nossa constituição absorveu, por meio de incorporação, relevante parcela cindida das operações (incluindo os ativos e passivos) da Locarvel e criamos a marca "Locamerica".

Em julho de 2008, o Votorantim adquiriu, por meio de sua unidade de private equity, a BVEP, 21,2% do nosso capital social por meio de uma subscrição privada de ações. Adicionalmente, em dezembro de 2009, o Votorantim realizou uma nova subscrição privada de ações, de 13,4% de nosso capital, reafirmando sua confiança em nosso modelo de negócios, totalizando, à epoca, uma participação de 34,6% no nosso capital. Na qualidade de nosso acionista estratégico, a BVEP participou de nossos negócios com capital e disponibilizando seu extenso know-how do mercado financeiro, contribuindo com uma nova perspectiva financeira, governança corporativa e gestão altamente qualificadas, práticas estas que se consolidaram na nossa cultura nestes últimos anos.

Em Abril 2012, a Companhia concluiu sua operação de abertura de capital (IPO), sendo listada no Novo Mercado da Bovespa, com free float de 53%.

notícias

Locamerica

PDF PDF

2017. Todos os direitos reservados.

Fechar