Estratégia e Vantagens Competitivas

NOSSA ESTRATÉGIA

Nossas principais estratégias estão descritas abaixo. Acreditamos que essa abordagem nos permitirá manter nosso ciclo de crescimento diferenciado, maximizando o retorno do investimento de nossos acionistas.

FORTALECIMENTO DE NOSSA ESTRUTURA DE CAPITAL.

Nossa oferta pública inicial de ações teve como principal objetivo fortalecer nossa estrutura de capital, reduzindo substancialmente nosso endividamento líquido em relação a nossa geração de caixa, possibilitando o alongamento do perfil da nossa dívida e consequentemente reduzindo nosso custo financeiro, em razão da melhoria das avaliações de agências de rating. Acreditamos que uma estrutura de capital sólida aliada à nossa cultura de baixo custo nos fortalecerá ainda mais e viabilizará a manutenção da nossa estratégia de forte crescimento e riscos controlados, uma vez que nos deixará preparados para aumentar nosso volume de negócios e melhorar nossa lucratividade.

MANTER NOSSO FOCO EM CRESCIMENTO COM RENTABILIDADE E ACIMA DAS TAXAS DE CRESCIMENTO DO SETOR.

Entendemos que, uma vez que o mercado brasileiro de terceirização de frotas é altamente fragmentado, podemos nos tornar potenciais consolidadores a partir do nosso crescimento sustentável e obtenção de ganhos de escala. Pretendemos manter o nosso ciclo de crescimento, com rentabilidade, superior às taxas de crescimento do mercado, por meio: (i) da ampliação da nossa carteira de clientes, com foco em empresas de setores específicos da economia (tais como consumo e infraestrutura), empresas com mais de 100 funcionários e/ou empresas que ainda operam com frota própria, os quais acreditamos nos permitirão operar com melhores margens e, como consequência, rentabilidade elevada; (ii) da pulverização de nossa carteira de clientes, procurando reduzir a representatividade máxima dos nossos 10 principais clientes; (iii) de maior investimento na nossa capacidade de vendas de Seminovos, para permitir maior agilidade na renovação de nossa frota, reduzindo custos de depreciação e manutenção, além de garantir a melhor fidelização dos nossos clientes; (iv) do contínuo investimento e aperfeiçoamento de nossos sistemas de tecnologia e gestão para monitoramento dos índices de performance dos nossos contratos vigentes; e (v) da expansão e diversificação da nossa frota, o que nos permitirá conquistar novos clientes alvo, atender novas demandas de nossos atuais clientes e abrir mercados que acreditamos possuírem potencial de crescimento elevado.

CONTINUAR DESENVOLVENDO NOSSA CULTURA DE BAIXO CUSTO COM ELEVADO ÍNDICE DE EFICIÊNCIA OPERACIONAL.

Temos como principais diretrizes do nosso negócio reduzir nossos custos operacionais e administrativos e operar com elevado índice de eficiência. Pretendemos nos valer de nossos custos operacionais baixos para oferecer preços altamente competitivos aos clientes e aumentar nossa participação no mercado. Nesse sentido, continuaremos a desenvolver nossa cultura de baixo custo visando sustentar o nosso crescimento de médio e longo prazo, com rentabilidade, a partir da otimização de nossa estrutura corporativa e aperfeiçoamento de nossos sistemas de gestão. Pretendemos aumentar nossos ganhos de escala na aquisição de novos veículos à medida em que promovemos a renovação e expansão de nossa frota. A constante renovação da nossa frota, que também constitui um importante fator à redução de custos de manutenção, usualmente mais elevados em frotas mais antigas.

NOSSAS VANTAGENS COMPETITIVAS

Acreditamos que nosso modelo de negócio nos coloca em posição privilegiada para aproveitarmos as possibilidades de crescimento no nosso segmento de atuação. Descrevemos abaixo nossas principais vantagens competitivas.

PREVISIBILIDADE DE RECEITAS E CARACTERÍSTICA ACÍCLICA DE NOSSO NEGÓCIO.

Focamos nossas atividades na terceirização de frotas, cujo ciclo de receita apresenta maior previsibilidade em relação ao segmento rent a car. O setor de terceirização de frotas no Brasil se caracteriza por contratos corporativos de até 60 meses, cujos prazos médios são de 24 meses (no nosso caso de 32 meses em 31 de dezembro de 2015), o que nos permite antecipar a geração de receita para os períodos aplicáveis, em contraste com a receita de locação diária ou por curto período no caso do segmento rent a car. Reforçando a estabilidade da nossa receita, nossos contratos estipulam, ainda, multa na hipótese de rescisão antecipada, que variam até 50% do valor residual do contrato.

De forma similar, o modelo de terceirização de frotas reforça a previsibilidade na venda de Seminovos ao final do ciclo de terceirização. Ao contrário do setor rent a car, o modelo de terceirização de frotas garante um período equivalente ao prazo contratual (aproximadamente 24 meses) para planejar a estrutura de venda de tais veículos.

Finalmente, o setor de terceirização de frotas se caracteriza pela menor sazonalidade durante o ano e maior estabilidade em relação ao ambiente macroeconômico do País, em comparação com o setor rent a car, que é mais sensível às variações da economia e comportamento do turismo no País, dado o menor período dos contratos e seu forte vínculo com pessoas físicas. A terceirização de frotas traz benefícios para os clientes, tais como desmobilização do capital, redução de custos e manutenção do foco das empresas em sua atividade-fim, fazendo com que o segmento tenda a crescer com menor dependência de condições econômicas externas.

CONHECIMENTO E EXPERIÊNCIA DE NOSSOS ACIONISTAS FUNDADORES, COMBINADOS À ENTRADA DE INVESTIDOR FINANCEIRO.

Nossos acionistas fundadores estão presentes no mercado há mais de 23 anos, atuando exclusivamente no segmento de terceirização de frotas e, como consequência, possuem significativo conhecimento deste mercado, seus competidores e necessidades de nossos potenciais clientes. A partir de 2008, o ingresso da BVEP, braço de private equity do Banco Votorantim, em nosso quadro de acionistas agregou aos nossos negócios não só capital como também extenso know-how do mercado financeiro, contribuindo com uma nova perspectiva financeira, governança corporativa e gestão altamente qualificadas, práticas estas que se consolidaram na nossa cultura nos últimos anos. Essa combinação resultou em uma mescla de executivos com experiência relevante no segmento de terceirização de frota e executivos com vivência em outros setores da economia, oriundos de importantes companhias brasileiras e internacionais e com credenciais acadêmicas diferenciadas. Além disso, temos planos de opção de compra de ações aprovados desde 2010, mecanismo que contribui com o alinhamento do interesse de nossa administração com o de nossos acionistas.

ADMINISTRAÇÃO EXPERIENTE, ATUANDO COM FOCO NO RESULTADO, TENDO SIDO CAPAZ DE ALCANÇAR EFICIÊNCIA OPERACIONAL CONSOLIDADA.

Nosso segmento de atuação exige experiência, conhecimento detalhado de mercados de atuação e de clientes, capacidade de planejamento e gestão de frota e forte disciplina financeira na precificação e administração de contratos. Nossa administração desenvolveu, acumulou, aperfeiçoou e sistematizou ao longo de mais de duas décadas essas características e procedimentos que, em conjunto com visão de longo prazo e percepção para captar novas oportunidades, acreditamos nos posicionar de forma diferenciada em relação aos concorrentes, conforme detalhado abaixo:

(i) Forte disciplina financeira na precificação e administração de contratos: Desenvolvemos ao longo de mais de duas décadas uma metodologia de precificação de contratos veículo a veículo, o que nos permite administrar contratos com rentabilidade e alto índice de assertividade, o que pode ser comprovado por nossas margens, inclusive, em períodos de crise, tais como a crise financeira mundial de 2008/2009. A precificação é embasada no nosso conhecimento de cada mercado e cliente, considerando sua localização, tipo e volume de utilização, modelo adequado e preço de venda do veículo, e sinistralidade. Nossa política de precificação e aprovação de contratos é validada por nossos principais executivos, sendo cada custo definido de maneira independente por especialistas de suas respectivas áreas (financeiro, administrativo, manutenção, vendas de Seminovos e compras).

(ii) Capacidade de planejamento e gestão de frota: Acreditamos que nossa capacidade diferenciada de planejamento, dimensionamento e gestão de frota seja crucial para nossa eficiência operacional e reflete-se em nossos altos índices de utilização de frota, média de 95% nos últimos três anos, mesmo considerando o crescimento significativo na nossa frota desde 2010.

(iii) Conhecimento detalhado de mercados de atuação e de clientes: O histórico de relacionamento com nossos clientes corporativos de diferentes setores da economia e localidades geográficas nos permite acumular profundo conhecimento de suas operações, o que nos permite melhor dimensionar suas necessidades e oferecer soluções customizadas. Esse conhecimento foi construído por meio de uma ampla e detalhada base de dados que possuímos de cada cliente e que é constantemente atualizada. Temos experiência em prestação de serviços em quase todos os segmentos de negócio e regiões do Brasil, oferecendo veículos populares, comerciais leves, executivos, blindados, 4x4 e caminhões.

CULTURA DE BAIXO CUSTO E GANHOS DE ESCALA.

Nossa forte cultura de baixo custo, um de nossos pilares, combinada com a escala de nossas operações, nos tem permitido aumentar consistentemente nossas margens. Nossa filosofia de gestão é claramente refletida no nosso planejamento estratégico, sendo baseada no foco em resultados, rigoroso controle de custos (orçamento base zero), estrutura organizacional enxuta, desenvolvimento de talentos e ética empresarial, que por sua vez são implementadas por modernas ferramentas de gestão.

Outro importante fator que contribui para a redução dos nossos custos e ganhos de escala consiste no grande volume de compra de veículos, que fortalece nosso poder de negociação junto aos principais fornecedores de veículos e demais parceiros. Somos um dos maiores compradores de veículos novos fabricados pelas principais montadoras do Brasil, como a Fiat, Volkswagen, General Motors, Ford, Renault, entre outros, o que nos permite obter condições favoráveis e descontos significativos na aquisição de veículos para expansão e renovação da nossa frota, mitigando os efeitos da depreciação dos nossos ativos.

OPERAÇÃO INTEGRADA, DE ESCALA NACIONAL E PREPARADA PARA SUPORTAR NOSSO CRESCIMENTO.

Atuamos de forma integrada, desde a compra de veículos novos para a locação de frotas até a sua posterior venda ao final dos contratos por meio de nossas lojas próprias. Contamos com nossa administração central, 3 bases operacionais e 13 escritórios operacionais, que realizam atendimento comercial e pós venda, e dezesseis lojas de Seminovos que atendem clientes de atacado e/ou varejo. Estamos estrategicamente localizados em 14 estados brasileiros e no Distrito Federal, localidades que representam 95% do mercado potencial para terceirização de frotas segundo dados do Anuário ABLA 2015 o que nos confere maior proximidade com nossos clientes e capacidade de atendimento. Adicionalmente, possuímos uma vasta rede de prestadores de serviços credenciados para suportar nossas necessidades de assistência a clientes, composta por aproximadamente 6 mil oficinas credenciadas. Investimos constantemente no aprimoramento de nossos sistemas e controles e, desde o ano de 2007, possuímos um sistema de tecnologia de informação que nos permite gerenciar, diariamente, nossa frota em todo o Brasil. A partir de janeiro de 2010, entrou em operação o sistema ERP SAP, o que trouxe maior robustez e eficácia aos nossos controles. Em nossa visão, nossa operação está dimensionada de forma adequada para atender a demanda de nossa atual operação e, devido à nossa presença e infraestrutura já estabelecidas em todas as regiões do Brasil, acreditamos estar preparados para suportar nosso crescimento futuro esperado, com baixos custos operacionais e administrativos incrementais, de forma consistente, e mantendo nosso elevado índice de eficiência operacional.

CONTROLE DE FLUXO DE CAIXA E GESTÃO DO PERFIL DA DÍVIDA.

Possuímos rígida disciplina de capital e contamos com um modelo de negócios que visa a maximizar o retorno sobre capital investido. Nosso planejamento financeiro baseia-se nas seguintes diretrizes: alongamento da dívida, redução da alavancagem, e otimização das fontes de financiamento. Precificamos cada um de nossos contratos individualmente, de forma a garantir preços competitivos e rentabilidade para nossos acionistas. Ainda, a consistente geração de caixa operacional, aliada a uma política conservadora da administração financeira implementada ao longo dos últimos anos, foi endossada pelas avaliações atribuídas pelas agências de classificação de risco para as emissões de debêntures da Companhia.

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