Diretoria, Conselhos e Comitês

CONSELHO ADMINISTRAÇÃO

Nosso Estatuto Social estabelece um número mínimo de 5 e máximo de 7 conselheiros, acionistas ou não, dos quais um será o Presidente e outro o Vice-Presidente. Os conselheiros são eleitos em Assembleia Geral Ordinária para um mandato unificado de dois anos, podendo ser reeleitos e destituídos a qualquer momento, devendo permanecer em exercício nos respectivos cargos, até a investidura de seus sucessores. A posse será condicionada à assinatura do Termo de Anuência dos Administradores, nos termos do Regulamento de Listagem do Novo Mercado. Segundo o Regulamento do Novo Mercado, no mínimo, 20% de nossos conselheiros deverão ser conselheiros independentes.

MEMBROS DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO CARGO DATA DE ELEIÇÃO TÉRMINO DO MANDATO
Sérgio Augusto Guerra de Resende Presidente do Conselho 29/04/2016 29/04/2018
Luis Fernando Memória Porto Vice-Presidente do Conselho 29/04/2016 29/04/2018
José Carlos Wollenweber Filho Conselheiro 09/01/2017 29/04/2018
Francisco Nuno Pontes Correia Neves Conselheiro Independente 29/04/2016 29/04/2018
Eduardo Luiz Wurzmann Conselheiro Independente 29/04/2016 29/04/2018

Luis Fernando Memória Porto. O Sr. Luis Fernando formou-se em administração de empresas pela Universidade FUMEC e fez sua especialização em Negócios pela Fundação Dom Cabral. O Sr. Luis Fernando Memória Porto, em 1993, aos 22 anos, foi um dos sócios fundadores da Locarvel Locadora de Veículos Ltda., e detém atualmente, 18,54% de nossa Companhia. Atualmente, ocupa os cargos de Vice-Presidente do Conselho de Administração e Diretor-Presidente de nossa Companhia. Adicionalmente, é um dos sócios-fundadores da Via Jap Comércio de Veículos Ltda., a 2ª maior concessionária de veículos da marca Mitsubishi do Brasil, fundada em 2003, e da Via Natsu Comércio de Veículos Ltda., concessionária de veículos revendedora da marca Suzuki, fundada em 2008.

Sérgio Augusto Guerra de Resende. O Sr. Sérgio Augusto Guerra de Resende atua há mais de 20 anos no mercado automotivo, é um dos sócios-fundadores de nossa Companhia e ocupa o cargo de Presidente do Conselho de Administração. É Diretor-Presidente da Via Jap Comércio de Veículos Ltda., a 2ª maior concessionária de veículos da marca Mitsubishi do Brasil, fundada em 2003 e Diretor-Presidente da Via Natsu Comércio de Veículos Ltda., concessionária Suzuki, fundada em 2008. Em 2002, foi considerado o maior negociador de carros do Brasil pela sua atuação pelo Grupo Auto-house. Em 2004 e em 2005, conquistou o título de concessionária diamante do Grupo Mitsubishi pela performance da Via Jap Comércio de Veículos Ltda., sob sua gestão.

José Carlos Wollenweber Filho. O Sr. José Carlos Wollenweber Filho é graduado em Engenharia Elétrica e mestre em Ciências Econômicas e Financeiras ambas pela PUC/SP, possui MBA pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) e detém vasta experiência profissional, com destaque para sua passagem pela Direcional Engenharia S.A., durante a qual exerceu o cargo de Diretor Financeiro e de Relações com Investidores entre 2010 e 2014. O Sr. José Carlos Atuou ainda como Controller da BR Properties, Diretor financeiro da Valora, e como Gerente Financeiro da Gafisa. Nestas empresas, foi responsável por atividades administrativas, financeiras, contábeis, fiscais, de tesouraria e controladoria. Antes de ser eleito membro do Conselho de Administração da Companhia, o Sr. José Carlos Wollenweber Filho atuou como Diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Companhia no período compreendido entre 2015 e 2016 e atualmente é Diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Direcional Engenharia S.A.

Francisco Nuno Pontes Correia Neves. O Sr. Francisco Nuno Pontes Correia Neves é graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais e pós-graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. No período compreendido entre 1991 e 2001 trabalhou na AmBev, onde chegou a ocupar o cargo de Gerente Geral de Distribuição Direta. Entre 2001 e 2006 exerceu o cargo de Diretor de Planejamento de Logística na Vale. Neste período ocupou também o cargo de Conselheiro de Administração da MRS Logística S.A. e Diretor Administrativo e Financeiro da Ferrovia Centro Atlântica S.A.. Entre março e setembro de 2007 ocupou o cargo de CEO da CEMAR - Companhia Energética do Maranhãoe de Diretor da Equatorial Energia. Entre 2007 e 2009 ocupou o cargo de Diretor Executivo da ETH Bioenergia S.A.. Entre 2010 e 2011, ocupou os cargos de CEO na EmbraPort e de Diretor na OTP - Odebrecht Transport. Atualmente, além de membro do nosso Conselho de Administração, o Sr. Francisco Nuno ocupa, desde de outubro de 2011, o cargo de CEO da Haztec - Tecnologia e Planejamento Ambiental S.A..

Eduardo Luiz Wurzmann. O Sr. Eduardo Luiz Wurzmann é graduado em economia pela USP em 1987, concluiu seu MBA em finanças pela University of Illinois em 1991 e é Fellow do Henry Crown Program do Aspen Institute, tendo concluído o curso em 2005. Entre 1991 e 1993, trabalhou no Banco de Investimentos Garantia em São Paulo, como analista de investimentos. Entre 1993 e 2000 trabalhou no banco de investimentos francês Credit Agricole Indosuez Securities, no Brasil e na Rússia, onde foi Managing Director. Entre 2000 e 2011 atuou também como CEO do Grupo Ibmec Educacional, um dos maiores grupos educacionais do Brasil, com foco na área de economia e negócios. Em 2011 assumiu o cargo de Diretor Geral da H&R Block Brasil, líder mundial em preparação de declaração de imposto de renda para pessoas físicas, com mais de 26 milhões de clientes pelo mundo. Por fim, o Sr. Eduardo não ocupa, atualmente, cargos de administração em outras companhias abertas.

DIRETORIA EXECUTIVA

De acordo com o nosso Estatuto Social, nossa Diretoria é composta por no mínimo 2 e no máximo 6 membros, acionistas ou não, residentes no País, eleitos pelo Conselho de Administração para um mandato unificado de dois anos, podendo ser reconduzidos, devendo permanecer em seus cargos até a eleição e posse de seus sucessores.

DIRETORES CARGO DATA DE ELEIÇÃO TÉRMINO DO MANDATO
Luis Fernando Memória Porto Diretor-Presidente 10/07/2017 10/07/2019
Dirley Pingnatti Ricci Diretor Vice-Presidente 10/07/2017 10/07/2019
Jose Antonio de Sousa Azevedo Diretor Financeiro e de RI 10/07/2017 10/07/2019
Daniel Machado dos Santos Diretor de Operações e Relação com Cliente 10/07/2017 10/07/2019
Luis Augusto de Lima Diretor Seminovos 10/07/2017 10/07/2019

Luis Fernando Memoria Porto. O Sr. Luis Fernando formou-se em administração de empresas pela Universidade FUMEC e fez sua especialização em Negócios pela Fundação Dom Cabral. O Sr. Luis Fernando Memória Porto, em 1993, aos 22 anos, foi um dos sócios fundadores da Locarvel Locadora de Veículos Ltda., e detém atualmente, 18,54% de nossa Companhia. Atualmente, ocupa os cargos de presidente do Conselho de Administração e Diretor-Presidente de nossa Companhia. Adicionalmente, é um dos sócios-fundadores da Via Jap Comércio de Veículos Ltda., a 2ª maior concessionária de veículos da marca Mitsubishi do Brasil, fundada em 2003, e da Via Natsu Comércio de Veículos Ltda., concessionária de veículos revendedora da marca Suzuki, fundada em 2008.

Dirley Pingnatti Ricci. O Sr. Dirley é graduado em Administração de Empresas pela UEM, Universidade Estadual de Maringá e detém vasta experiência no segmento de locação de veículos e terceirização de frota. Em 1994, aos 23 anos, fundou a empresa Auto Ricci, com 10 veículos, onde atuou notadamente nas áreas comercial, operacional e financeira da empresa. Em 2012 assumiu a posição de CEO da Auto Ricci, após o processo de estruturação de suas regras de governança corporativa, e na qual permanece até a presente data. Depois de 22 anos à frente da Auto Ricci, atualmente com frota de aproximadamente de 16 mil veículos, o Sr. Dirley foi eleito Vice Presidente da empresa Locamerica-Ricci, criada após incorporação de ações da Auto Ricci pela Locamerica.

Jose Antonio de Sousa Azevedo. O Sr. Jose Antonio de Souza Azevedo, dedicado e orientado a resultados executivo do nível C, profissional de finanças com mais de 18 anos de experiência liderando fusões corporativas globais e executando reformas financeiras. Pensador ágil e agente de mudanças respeitado por criar e implementar o desenvolvimento dos negócios e estratégias financeiras, criando alternativas para o aumento de receitas e impulsionar melhorias a todos os níveis. Capacidade comprovada para encontrar ineficiências financeiras, incorporarando políticas de cortes e mudanças de procedimentos. Reputação solida para liderar transformações em diversos cenários (turnarounds). Consensual na construção de um denominador comum com os acionistas.

Daniel Machado dos Santos. Mais de 12 anos de experiência em posições estratégicas nas áreas de operações, logística, compras e transporte, atuando em cadeias complexas como automobilística, alimentos, químico, papel e celulose, higiene e limpeza e auto peças, em grandes grupos empresariais e multinacionais como Ceva Logistics e JBS Friboi. O Sr. Daniel é graduado em Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e possui MBA Executivo em Finanças pela EBS - Business School.

Luis Augusto de Lima. O Sr. Luis é graduado em Engenharia Mecânica pela USP, possui MBA Executivo em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas e é Mestre em Business Management pela Universidade de Westminster, Inglaterra. Com mais de 20 anos de experiência em multinacionais e em posições de Diretoria e alta Gerência, trabalhou em empresas como Volvo, General Motors e Grupo CCV.

CONSELHO FISCAL

Nosso Estatuto Social prevê um conselho fiscal de caráter não permanente. Atualmente, nosso conselho fiscal não está instalado. De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, o conselho fiscal é um órgão societário independente de nossa administração e de nossos auditores independentes. As principais responsabilidades do conselho fiscal consistem em fiscalizar as atividades da administração, rever as demonstrações financeiras da companhia aberta e reportar suas conclusões aos acionistas. A Lei das Sociedades por Ações exige que o conselho fiscal seja composto por, no mínimo, três e, no máximo, cinco membros efetivos e o igual número de suplentes.

COMITÊS DO CONSELHO

A Companhia criou 3 comitês de assessoramento ao Conselho de Administração, são eles: Comitê de Precificação de Locação, coordenado pelo Sr. Luis Fernando Memoria Porto; Comitê de Gestão de Pessoas, coordenado por Sra. Simone Sequeira e o Comitê de Seminovos, coordenado por Sr. Sergio Resende.

  • Comitê de Precificação de Locação - Avaliação das condições e tendências do mercado e definição por diretoria de cada premissa com independência
  • Comitê de Gestão de Pessoas - Trimestralmente discutirá o plano de sucessão, Cargos e Salários e Código de Conduta Ética
  • Comitê de Seminovos - Avaliação das condições do mercado; analise dos indicadores de seminovos; definição de preços e estratégias de vendas.

notícias

Locamerica

HTML PDF

2017. Todos os direitos reservados.

Fechar